terça-feira, 13 de agosto de 2013

Acidente com trator em Capitão Leônidas Marques ceifa a vida de adolescente de 15 anos

Um acidente ocorrido no final da tarde de hoje dia 13, no trecho conhecido como descida da Copavel, ceifou a vida de um adolescente de 15 anos de idade que dirigia um trator de propriedade da empresa onde trabalhava, uma madeireira da cidade.


Segundo informações preliminares o jovem teria perdido o controle do trator, que ficou desgovernado e vindo a capotar sobre o menor que conduzia o trator. Informações dão conta da possível causa ter sito um problema de cambio, tendo em vista que o trator já é antigo, um dos modelos CBT,  que já é por si questionável quanto a eficiência de freios.  Teria o trator apresentado um defeito chamado popularmente de  “escape de marcha” o jovem teria tentado uma redução de marchas para reduzir a velocidade, mas o trator acabou com o cambio não engatando marcha alguma, assim se desgovernou e acabou por capotar em cima do condutor.

Não quero, pois julgar causas ou culpados, mas preciso mesmo questionar...
O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente serve de alguma coisa agora a este jovem prestes a sepultura?  Os Conselhos tutelares lhe farão algum tipo de justiça?
O Ministério publico, dirá o que ao Pai e a Mãe desde jovem de 15 anos, que trabalhando teve seu futuro, seus sonhos, sua vida ceifada...

Cada um pense conforme quiser... Culpe quem achar justo culpar...
Mas pergunto, que merda de pátria, que merda de país é este? Onde adolescentes que deveriam estar em uma escola em tempo integral, perdem a vida trabalhando para ajudar no sustento da família.
Não quero aqui fazer como outros, dar a noticia, especular o lado da dor... Quero só tentar entender... E pensar o que eu poderia dizer pra este pai, e pra esta mãe?

Sei que não diminui a dor, mas como ouvi o vizinho meu, o ex Vereador Ivanor  Dizendo: “força, é dolorido, mas ele morreu trabalhando... não tava fazendo nada que desse vergonha”... Tentando conformar o pai da vitima.

Será?  Vi amigos, vi a vice-prefeita Cleudes, deslocada, sem chão... Tentando uma forma de entender e acalmar o pai que perderá o filho...

Vi o João Vitor, filho da Cleudes, que com expressão de quem pergunta o por quê? Que quer uma resposta olhar pra mim com um simples aceno, indicando com a cabeça e dizer: “triste né Guto...”

Eu queria ter uma resposta pra ele... Queria ter uma palavra, uma frase para os pais que perderam o filho... Queria, mas não tenho... O que tenho é a esperança de que eles encontrem força, paz e as respostas na fé que cada um deles tem...


Que possamos todos, cada um e cada uma de nós repensarmos por um minuto nossas atitudes, nossos atos... E que Deus crendo você nele ou não, venha a ter piedade de nossas miseráveis almas...

Fotos: Cristiano Jose Schafer

3 comentários:

  1. Parabens aos pais do menino por insentivar seu filho ao trabalho,infeliz foi o menino com o destino que a vida lhe traçou,pois tinha um intuito de ser alguem na vida mas como disse infeliz pelo destino.
    Parabens ao menino que ja nao esta entre nós mas nos deixou a certeza que teve bons mestres que lhes ensinaram as leis da vida desde seu principio.
    quanto a escolaridade em tempo integral o governo mal paga os professores para um turno imagine se fosse integral.
    Nao perdeu a vida trabalhando para ajudar no sustento, morreu por ser uma criança com objetivos concretos,julgar a questao da "maquina" sim,mas nao a questao dele trabalhar ou sitar nome dos "PAIS" seus PAIS sao responsaveis sim pela questao de educaçao e bons principios do menino nisso eles tao de conciencia tranquila.
    Pior seria se o "ECA" ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE fosse julgar os pais por má indole do menino e dizer que a policia teria tirado a vida dele.
    DESCANSE EM PAZ MENINO,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leitor, há que se atentar para o caso, para os fatos...
      Num país onde se exigi Segundo grau, pra prestar concurso para vaga de gari, não acho de bom senso um jovem de 15 anos, morrer em um trator trabalhando ao invés de estar na escola.
      As escolas em tempo integral estão tornando-se realidade até mesmo no Município de Capitão, claro poderiam ser realidade em quase todo o país, e ja a mais tempo. Mas fato é que o povo Brasileiro não quis isto quando podia, e quando quis, não podia. O povo Brasileiro poderia ter tido a escola em tempo integral, não quis, não elegeram o velho Brizola nem uma vez, este que tinha o compromisso e a vocação para cuidar da educação. Mesmo assim o povo, influenciado e iludido por uma minoria elitista não o quis.
      Pergunto eu, quantas vezes alguém do conselho tutelar ou do ministério publico foi ver em situação este menino desempenhava seu trabalho? De fato é certo que vez alguma foram...
      Agora, quando é com menores "infratores" la estão prontos para condenar os pais, a Policia, e até mesmo professores ou instituição de ensino...
      Com que moral? pra que? qual finalidade disto? qual utilidade pratica de órgãos como o tal Conselho Tutelar?
      Pra mim é apenas mais um viés por onde se escorre o dinheiro publico...

      Excluir
  2. É uma fatalidade... tanto poderia acontecer com um garoto de 15 anos quanto com um adulto de 30 mas é sem dúvida muito triste... meus pêsames!

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar!