Por Valdir Cruz
O pedágio no Paraná, um dos mais caros do mundo, entra na linha de tiro. A CPI da Assembleia Legislativa sugere a redução no preço da tarifa e uma auditoria do Senado Federal pede que o Tribunal de Contas da União (TCU) inspecione o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER), para verificar os contratos do governo do Estado com as concessionárias.
O plenário do Senado Federal aprovou nesta semana requerimento da senadora Gleisi Hoffmann, que pede que seja encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedido de inspeção no Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), comandado pelo irmão do governador Beto Richa, José Pepe Richa.
O motivo: verificar as providências tomadas para restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão das rodovias do Programa de Concessões do Paraná.
Há dois anos, foi determinado pelo plenário do TCU que se realizasse auditoria nos contratos de pedágio no Estado.
Os trabalhos da fiscalização constataram que havia desequilíbrio, prejudicando os motoristas. Em consequência disso, o TCU determinou que o DER restabelecesse o equilíbrio financeiro no prazo de um ano. Mas já se passaram dois e a determinação não foi cumprida.
Agora, o Governo do Paraná pode sofre uma série de punições por desrespeitar uma determinação do Tribunal de Contas da União.
Se Richa não corrigir o problema e não tiver as contas aprovadas, pode ficar inelegível.
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