![]() |
Foto: REPRODUÇÃO CPTEC/INPE |
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical provoca chuvas mais intensas no norte do Maranhão e do Piauí; confira a previsão para todas as regiões
SUL
Nesta segunda, dia 5, um sistema de baixa pressão formado sobre a Argentina organiza uma frente fria e provoca chuva generalizada sobre todo o Rio Grande do Sul. Chove de maneira mais intensa, os maiores volumes de chuva são esperados e o risco para temporais com trovoadas é maior na Região Central, no Oeste e também na região das Missões. Na faixa leste são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia mas o risco para temporais é menor. Somente no extremo sul, é que o tempo segue mais firme e não há previsão de chuva.
Na terça, a frente fria se afasta mais, e atua sobre grande parte da Região Sul. As pancadas de chuva ainda atingem a metade norte do RS, ainda de forma mais intensa no período da manhã, mas perde mais intensidade ao longo da tarde. Já chove forte pela manhã no oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Ao longo da tarde, esta chuva atinge grande parte destes dois Estados, salvo pelo norte do Paraná. O dia ainda começa com temperaturas mais amenas pela manhã, ao longo da tarde elas se elevam, principalmente sobre o norte do Paraná. Na quarta, esta chuva perde intensidade.
SUDESTE
Nesta segunda, dia, 5, uma massa de ar seco continua atuando sobre grande parte da região Sudeste, mantendo o tempo firme e sem previsão de chuva. Mas o avanço da nova frente fria que vem do Sul traz aumento de nebulosidade, sobretudo sobre o Estado de São Paulo, mas não chega a provocar chuva. Temperaturas entram em elevação.
Nesta terça, o ar seco ainda domina grande parte da Região Sudeste. O tempo segue ensolarado em grande parte do Estado de São Paulo, mas a nebulosidade pode aumentar um poco mais ao longo da tarde, por conta de uma frente fria que atua na Região Sul. Em Minas Gerais, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o predomínio também é de sol, porém, os ventos úmidos que sopram do mar, trazem chuva isolada para a divisa com o sul da Bahia.
Na quarta, o tempo já começa a mudar e a umidade do ar aumenta, com a aproximação da frente fria que traz chuva apenas para o extremo sul e oeste de São Paulo.
CENTRO-OESTE
Massa de ar seco continua atuando sobre grande parte da região e o tempo segue firme, sem previsão de chuva em praticamente todos os Estados. Somente no norte de Mato Grosso é que as instabilidades tropicais, associadas ao calor e a umidade da Amazônia, provocam pancadas de chuva à tarde. As temperaturas se elevam em quase todas as localidades e a umidade relativa do ar cai, aumentando a sensação de abafamento. Somente no sul de Mato Grosso do Sul, e nos leste de Goiás as temperaturas não se elevam tanto, mas a sensação de abafamento também será sentida no período da tarde.
Nesta terça, o ar seco ainda atua sobre a região, porém a frente fria que atua na região Sul traz aumento de nebulosidade e risco para temporais isolados sobre o leste e sul de Mato Grosso do Sul e para o oeste de Mato Grosso. No restante o predomínio é de sol. Na quarta chove de forma mais isolada sobre o sul de Goiás.
NORDESTE
A Zona de Convergência Intertropical continua atuando ao norte da região durante esta segunda e provoca pancadas de chuva ao longo do dia em todo o litoral norte. Chove de maneira mais intensa sobretudo no norte do Maranhão e do Piauí, onde o potencial para temporais é mais elevado. Ventos úmidos que sopram do oceano provocam pancadas de chuva também desde o litoral baiano até Alagoas. As temperaturas se elevam em todos os Estados, ficando mais amenas somente no sul da Bahia
Na terça, a Zona de Convergência Intertropical ainda é a culpada pelas chuvas ao norte da região, principalmente ao longo da tarde, quando há o risco de temporais isolados do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Já no litoral leste, os ventos úmidos que sopram do oceano, mantém o aumento de nebulosidade e a chuva ao longo do dia. No restante o predomínio é de tempo seco e as temperaturas seguem eme elevação.
NORTE
O calor e a umidade da Amazônia deixam o tempo bastante instável em grande parte do Norte do país ao longo desta segunda. São esperadas pancadas de chuva à tarde em praticamente todos os Estados. Os maiores volumes de chuva, com risco para temporais mais elevados, são esperados no norte do Amazonas e de Rondônia. Somente no centro-sul do Tocantins as instabilidades não atuam e o tempo segue mais firme, sem previsão de chuva. As temperaturas se elevam à tarde em grande parte da região.
Na terça, os ventos em altitude contribuem para a propagação das instabilidades associadas ao calor e a umidade e há risco de temporais, principalmente ao longo da tarde no Amazonas, no Acre, em Roraima, em Rondônia no norte e na faixa oeste do Pará. No sudoeste do Pará e do Tocantins o ar seco deixa o tempo mais estável e não há previsão de chuva. Ao longo da tarde as temperaturas se elevam e a sensação de abafamento aumenta.
SOMAR METEREOLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!