sexta-feira, 2 de maio de 2014

Chuvas em excesso causam prejuízos na região Sudoeste do Paraná e deixam desobrigados


Vários Rios da região estão transbordando, entre estes estão os Rios, Marrecas (Francisco Beltrão), o Rio Capanema (Realeza/planalto/Capanema e região) e também alguns rios de menor porte como no município de Capanema; Rios Liso e Siemes.



















FRANCISCO BELTRÃO
Devido às enchentes, que mais uma vez castigam o município, o prefeito Antonio Cantelmo Neto decretou, nesta tarde, estado de emergência em Francisco Beltrão. Desde ontem, choveu aproximadamente 207 milímetros e, até as 15h de hoje, o número de pessoas desalojadas chegava a 450. Destas, 70 precisaram recorrer aos abrigos montados pela administração municipal nos bairros Marrecas, São Miguel e na Cidade Norte (ginásio Sarará).


As regiões mais afetadas pelas enchentes foram os bairros Marrecas, Miniguaçu, Vila Nova, Pinheirão e Sadia, devido ao transbordamento do Rio Santa Rosa. De acordo com o Major Kapp, do Corpo de Bombeiros, o nível do rio chegou a 6,4 metros acima da normalidade, permanecendo estável no início desta tarde.

"Tivemos um evento atmosférico adverso vindo há dois dias da Argentina, sentido Oeste-Leste, atingindo muito fortemente o Oeste de Santa Catarina e a região Sudoeste do Paraná, na divisa com a Argentina. A bacia hidrográfica do Rio Marrecas, desde Flor da Serra, passando por Marmeleiro até chegar no município recebeu esse impacto ontem à noite. Por volta das 20h, o nível do Marrecas estava dentro da normalidade. Às 22h, o nível dá água já estava 3,2 metros acima", relata o major.

REALEZA/PLANALTO
O Rio Capanema, está com o seu maior nível dos últimos 20 anos,  já faz desabrigados nos Municípios de Realeza e interior de Planalto.

Segundo o Prefeito de Planalto, Marlon que estava no local e moradores, foi à maior das enchentes desde 1973, subiu 19 metros.
Foto: Toco Dal Molin -VÔO SOBRE A PONTE DO RIO CAPANEMA

Outros municípios como, Bela Vista da Caroba e Ampére também registram problemas de moradores em situação de risco e em alguns pontos ilhados já por conta da cheia do Rio Capanema. O Rio Capanema corta e divide os limites dos dois municípios na área rural.

CAPANEMA
Moradores de Capanema ribeirinhos aos Rios, Siemes, Liso e Capanema também já estão sofrendo com o excesso de chuvas, já há registro de desabrigados por conta da cheia no interior de Capanema. Ainda Segundo informações nos repassadas por Anderson Ferreira dos Passos, o Rio Capanema também nos limites do interior causa problemas a população ribeirinha.



(Ainda não temos números de vitimas nos municípios da região Sudoeste exceto os de Francisco Beltrão, outras Defesas Civis e Administrações não confirmar tais Números) 
Foto: Vilmar Bitencourt - Rio Capanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!