segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Previsão indica pancadas de chuva para grande parte do país nos próximos dias

Há possibilidade de temporais nas regiões Sul e Centro-Oeste; veja a previsão completa para todas as regiões do país

Foto: PATRICK PLEUL / AFP

SUDESTE
A semana começa com tempo seco sobre o Sudeste. Ao longo desta segunda, dia 2, o sol aparece entre nuvens em grande parte dos municípios. Os ventos de quadrante norte junto com o tempo aberto favorecem a elevação das temperaturas, deixando a tarde quente na região. No norte e oeste de Minas Gerais, alerta-se para os baixos índices de umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 30% no período da tarde. Já sobre o Estado de São Paulo, tem mudança no tempo.

Uma frente fria traz de volta as chuvas para diversas regiões paulistas ao longo do dia, principalmente entre o litoral, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e uma pequena área do extremo-oeste do Estado. Nas demais áreas o tempo seco predomina, porém a nebulosidade aumenta. Em relação às temperaturas, o calor continua na faixa norte de São Paulo, nas demais áreas, com a mudança dos ventos para o quadrante sul, as temperaturas entram em declínio aumentando a sensação de frio. Em grande parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro o tempo seco ainda predomina, porém no Estado fluminense a nebulosidade aumenta e chove a partir do fim do dia nas cidades mais ao sul do Estado. Na quarta, dia 3, as chuvas se espalham sobre todo o Rio de Janeiro, zona da Mata mineira e Espírito Santo, chove também no litoral paulista e Vale do Paraíba.
SUL
As nuvens carregadas e uma frente fria que passa pela costa da região Sul seguem causando pancadas de chuvas entre o centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Ao longo da segunda, estas pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e alternada com períodos de melhoria.
Mantém-se o alerta para temporais isolados, especialmente entre o norte e noroeste gaúchos, todo o Estado de Santa Catarina e o sul e oeste do Paraná. As chuvas vêm juntamente de ventos fortes, trovoadas e inclusive com risco para queda de granizo. Mesmo com a maior cobertura de nuvens sobre a região, os ventos de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas deixando a tarde quente em diversos municípios.
Na terça, a frente fria se afasta do Rio Grande do Sul, onde uma condição de tempo mais firme passa a predominar. O sol aparece entre nuvens sobre grande parte do interior gaúcho, e com a chegada de uma nova massa de ar frio e seco, as temperaturas entram em declínio em todas as regiões. Já entre Santa Catarina e o Paraná, o tempo fica instável com pancadas de chuva, sendo mais intensas no litoral norte catarinense e faixa leste do Paraná.
Na quarta, uma condição de tempo mais firme passa a predominar também em grande parte de Santa Catariana e do Paraná, porém ainda ocorrem pancadas de chuva fracas entre o litoral norte catarinense e litoral do Paraná.
CENTRO-OESTE
Na segunda, com a passagem de uma frente fria pelo sul do país, as instabilidades se organizam e trazem condição para pancadas de chuva a grande parte de Mato Grosso do Sul. Chuvas que tem potencial para temporais isolados, com trovoadas. Já entre Mato Grosso e Goiás, a massa de ar seco e quente mantém o tempo firme e com predomínio de sol entre nuvens, inclusive com baixos índices de umidade do ar, abaixo dos 30%. Independente das condições do tempo, o calor segue forte na região Centro-Oeste.
Na terça, a chegada de uma nova frente fria vinda do Sul aumenta a nebulosidade e há previsão de pancadas de chuva que podem ser fortes principalmente no sul e centro de Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, a nebulosidade aumenta e chove de forma isolada no sul do Estado. Já entre o norte do Estado e Goiás, o tempo firme predomina e não há previsão de chuva, porém a umidade relativa do ar segue baixa.
NORDESTE
No Nordeste, a semana começa ainda com nebulosidade ao longo da faixa litorânea da região. Entre o leste e o norte são esperadas pancadas de chuvas isoladas, alternadas com períodos de melhoria. As pancadas mais intensas são previstas para o norte do Maranhão, Piauí e no Ceará. No interior nordestino, por outro lado, o tempo segue seco e com predomínio de sol entre poucas nuvens. Além disso, no Sertão, alerta-se para os baixos índices de umidade relativa do ar. O calor continua predominando sobre grande parte dos municípios no decorrer da segunda.
Na terça, as pancadas de chuva ocorrem entre Alagoas até o Rio Grande do Norte, porém de forma fraca, já em grande parte do interior o tempo permanece seco e quente. Na quarta, pouca coisa muda em relação ao tempo, as pancadas de chuva seguem ocorrendo ao longo da faixa leste e também no litoral do Maranhão e do Piauí, nas demais áreas o tempo firme predomina.
NORTE
O calor e a umidade da Amazônia seguem gerando instabilidades sobre a região Norte no inicio da semana. Por isso, há previsão de pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas para o norte do Pará e do Amazonas, Amapá e Roraima, mas sem grandes acumulados de chuva. Já no Tocantins, Rondônia e no sul do Pará e do Amazonas, o tempo fica firme e com sol entre nuvens. As temperaturas permanecem bastante elevadas.
Na terça, o calor e a alta umidade relativa do ar mais uma vez provocam pancadas de chuva especialmente na faixa norte da região. Já entre o Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins, o tempo firme predomina e faz calor. Na quarta, as pancadas de chuva ocorrem de forma mais intensa em Roraima e extremo norte do Amazonas. Em outras áreas do norte, principalmente entre Rondônia, leste do Pará e Tocantins, o sol predomina garantindo a elevação das temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!