segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Terça-feira terá condição para neve nas serras gaúcha e catarinense

Segundo a Somar Meteorologia, pode gear nos três Estados da região Sul na manhã de quarta; veja a previsão completa para todas as regiões do país


SUDESTE
Foto: Arquivo Pessoal / Marcos Oselame Vargas

Na terça, dia 27, a frente fria avança sobre o Sudeste e chove durante todo o dia sobre o litoral, Grande São Paulo e parte do Vale do Paraíba. No Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e sul de Minas Gerais, o sol aparece entre nuvens pela manhã e a chuva chega à tarde. Pancadas podem vir acompanhadas de trovoadas e ventos mais intensos. As temperaturas máximas entram em declínio em relação aos dias anteriores.
Na quarta, dia 26, a frente fria deixa o tempo encoberto e com chuvas ao longo do dia desde a faixa leste de São Paulo, até o norte do Espírito Santo. Pancadas isoladas ocorrem até o final da noite sobre o note capixaba e sobre o nordeste mineiro. No restante da região, o sol predomina entre nuvens e as temperaturas seguem baixas. De 4 e 9 de setembro, as temperaturas diminuem ao longo do leste do Sudeste.

SUL
A frente fria ainda provoca chuva no Litoral Norte, na Serra Gaúcha, no nordeste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e do Paraná nesta terça. A condição para temporais diminui bastante e, em geral, a chuva vem com intensidade entre fraca e moderada. No resto do território gaúcho e no oeste catarinense e paranaense, uma massa de ar polar deixa o tempo seco, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas seguem baixas na região. Há condição para neve nas serras gaúcha e catarinense e para chuva congelada entre a noite de segunda e a manhã de terça.
Na quarta, a frente fria se afasta e o tempo volta a ficar firme na maior parte da região. As temperaturas seguem em declínio e durante a manhã e é grande o potencial para geadas generalizadas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. No período da tarde, mesmo com predomínio do sol, permanece a sensação de frio para a maior parte da região. O frio perde força na segunda metade da semana, ficando restrito às noites e ao amanhecer. De 2 a 8 de setembro, as temperaturas diminuem, porém, de forma mais moderada.

CENTRO-OESTE
Entre o norte de Goiás e do Mato Grosso, a massa de ar quente e seco mantém o tempo firme e ensolarado na terça. O dia amanhece com temperaturas amenas, mas a baixa nebulosidade e os baixos índices de umidade do ar, que chegam a ficar abaixo dos 20% em alguns municípios, garantem a elevação das temperaturas. No restante da região, uma massa de ar polar deixa o dia com temperaturas baixas.
Na quarta, o Centro-Oeste segue com condição de tempo típica de inverno. O sol deve predominar entre poucas nuvens, as temperaturas variam ao longo do dia e a umidade relativa do ar ficará baixa. De forma geral, as temperaturas entram em elevação durante a tarde, mas a mínima diminui e há potencial para geadas no sul de Mato Grosso do Sul. A partir de 29 de agosto, o calor retorna e permanece na região até 9 de setembro.
NORDESTE
A umidade que vem do mar gera nebulosidade sobre o litoral do Nordeste e provoca pancadas isoladas ao longo da terça. No interior da região, o tempo segue seco, ensolarado e com baixos índices de umidade do ar.
A chuva permanece concentrada no litoral do Nordeste nesta quarta. No interior da região, segue a condição de tempo firme, pouca nebulosidade e baixos índices de umidade relativa do ar. As temperaturas, de forma geral, terão um pequeno declínio, mas a sensação de calor permanece em toda a região no período da tarde. Na quinta, dia 29, e na sexta, dia 30, uma frente fria gera queda nas temperaturas máximas do sul da Bahia. A temperatura volta a subir com tendência de calor em todo o Nordeste entre 3 e 5 de setembro.

NORTE
O calor e a umidade da Amazônia geram nuvens carregas que causam chuva sobre a região Norte na terça. As pancadas seguem concentradas entre o oeste e norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no norte do Pará. Já em Tocantins, sul do Pará e em Rondônia, sol e tempo seco predominam ao longo do dia, inclusive com baixos índices de umidade do ar.
As áreas de instabilidade perdem força na quarta e, embora ainda haja potencial para temporais entre o norte do Amazonas e Roraima, as pancadas são mais fracas e isoladas. Com poucas nuvens no céu, a amplitude térmica se eleva. A manhã deve ter temperaturas amenas e a tarde, máximas ainda mais elevadas. Os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo do ideal em grande parte da região. A partir de quinta, o calor retorna para toda a região e permanece até 9 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!