sexta-feira, 19 de julho de 2013

Temporais podem atingir Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul nesta sexta

Foto: The Ledger Independent, Terry Prather / AP Photo

Condição de tempo seco é presente no Rio Grande do Sul e na maior parte das regiões Norte e Nordeste, informa a Somar Meteorologia

PREVISÃO PARA SEXTA, DIA 19

SUDESTE

Na sexta, dia 19, o avanço de uma frente fria volta a provocar chuva sobre São Paulo. No sul do Estado, a precipitação ocorre nas primeiras horas do dia e pode vir acompanhada de descargas elétricas e ventos fortes. Sobre Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a condição de tempo firme permanece e, assim, o Estado mineiro terá mais um dia com umidade relativa do ar abaixo do ideal na maior parte dos municípios. O frio da madrugada perde força e o aumento da nebulosidade faz com que as temperaturas diminuam no leste de São Paulo. Na maior parte da região, a condição de calor permanece no período da tarde.

SUL
A frente fria deixa o céu encoberto e com chuva sobre Santa Catarina e Paraná nesta sexta. Chove forte entre o nordeste de Santa Catarina e o leste do Paraná, onde os volumes acumulados superam 35 milímetros em alguns municípios. Além da chuva, permanece o potencial para muitas descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo em pontos mais isolados. No Rio Grande do Sul, a entrada de uma massa de ar polar volta a deixar o tempo firme e o sol aparece entre nuvens ao longo do dia. As temperaturas entram em declínio e voltam a se aproximar de 0°C no começo do dia na fronteira com o Uruguai. À tarde, os ventos que sopram de sul dificultam a elevação das temperaturas e a sensação de frio persiste para a maior parte da região.

CENTRO-OESTE
Na sexta-feira, com o avanço da frente fria, ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia que se alternam com período de melhoria sobre o Estado de Mato Grosso do Sul e também em pontos isolados do sul de Mato Grosso. Embora os volumes acumulados sejam baixos, a chuva pode vir acompanhada de descargas elétricas e ventos fortes no Estado sul-mato-grossense. Nos demais pontos da região, predomina a condição de tempo firme, apesar do aumento da nebulosidade. Depois de uma manhã com temperaturas amenas, o calor persiste no período da tarde, com exceção feita do sul de Mato Grosso do Sul, onde o aumento da nebulosidade provoca uma redução nas temperaturas.

NORDESTE
As áreas de instabilidade ficam localizadas ao norte da região e há previsão de pancadas de chuva de fraca intensidade e curta duração entre o Rio Grande do Norte e a metade norte do Maranhão. Em grande parte do Nordeste, não há previsão de chuva e o sol predomina entre poucas nuvens. As temperaturas ficam amenas no começo do dia e, mesmo com uma pequena queda nas máximas, a tarde continua com sensação de calor. Apesar de um pequeno aumento, os índices de umidade relativa do ar seguem abaixo do ideal na maior parte da região, com exceção do litoral.

NORTE
Na sexta, as áreas de instabilidade aumentam sobre a região e ocorrem pancadas de chuva, preferencialmente entre a tarde e a noite, em pontos do oeste e norte. Ainda assim, na maior parte da região, a condição de tempo mais seco permanece, com baixos índices de umidade relativa do ar, fator que aumenta o risco de queimadas. Com pouca nebulosidade, a amplitude térmica se eleva no decorrer do dia, as temperaturas ficam amenas pela manhã e o calor predomina à tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!