Segundo Somar Meteorologia, temperaturas devem permanecer elevadas em parte do Norte e Nordeste; veja a previsão completa
![]() |
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS
Com a presença do sol, os termômetros, novamente, disparam ao longo do dia
|
PREVISÃO PARA SEXTA, DIA 1º
SUDESTE
Nesta sexta, o tempo fica firme durante grande parte do dia na maior parte da região. À tarde, pancadas de chuva atingem todos os Estados do Sudeste. Há condição para temporais isolados em Minas Gerais e no norte de São Paulo. Apenas no nordeste mineiro o tempo segue instável e com condição para chuvas a qualquer momento do dia. As temperaturas seguem em elevação em toda a região.
SUDESTE
Nesta sexta, o tempo fica firme durante grande parte do dia na maior parte da região. À tarde, pancadas de chuva atingem todos os Estados do Sudeste. Há condição para temporais isolados em Minas Gerais e no norte de São Paulo. Apenas no nordeste mineiro o tempo segue instável e com condição para chuvas a qualquer momento do dia. As temperaturas seguem em elevação em toda a região.
SUL
Na sexta, o dia começa com sensação de abafamento na maior parte do Rio Grande do Sul e com temperaturas amenas no Paraná e em Santa Catarina. Com a presença do sol, os termômetros, novamente, disparam ao longo do dia e as máximas se aproximam de 40°C em alguns pontos do Rio Grande do Sul. No fim do dia, pancadas de chuva atingem grande parte do Paraná. Além do calor, a metade sul do Rio Grande do Sul terá mais uma tarde com baixa umidade do ar.
CENTRO-OESTE
Na sexta, segue chovendo forte sobre Mato Grosso e os volumes acumulados em alguns municípios se aproximam de 100 mm. Em Cuiabá, é grande o risco de alagamentos, principalmente a partir do fim da tarde. Em Goiás, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva ocorre na forma de pancadas mais fracas e isoladas. Com o céu encoberto e a chuva, as temperaturas ficam mais baixas sobre Mato Grosso e o calor predomina nos demais pontos do Centro-Oeste.
NORDESTE
Na sexta, o dia amanhece com poucas nuvens e temperaturas agradáveis na maior parte da região. Ao longo do dia, a presença de sol garante mais uma tarde de calor que será mais intenso no sertão, onde também são registrados os menores valores de umidade do ar. Novamente, há previsão de pancadas isoladas no sul e oeste baiano e região central do Maranhão e Piauí.
NORTE
Na sexta, segue a previsão de chuva na forma de pancadas para a maior parte do Norte. O destaque vai para o sudoeste do Pará, onde as chuvas devem ter uma maior duração e ser mais intensas. Em alguns municípios, os volumes acumulados passam de 45 mm. O dia já começa com sensação de abafamento e a tarde será, novamente, de muito calor.
Na metade norte, o ar segue mais seco deixa vários municípios em estado de atenção. Nesta região, o céu encoberto e a chuva provocam ligeira queda nas temperaturas. No restante do território, segue fazendo calor, o que favorece a ocorrência de pancadas mais fracas e isoladas no fim da tarde.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
No sábado, o dia começa com tempo firme em grande parte da região. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e pancadas de chuva atingem grande parte do Sudeste até o fim do dia. Mesmo com chuvas mais fracas, ainda há risco de temporais isolados. As temperaturas seguem amenas no começo do dia e elevadas à tarde.
No domingo, com a chegada de uma nova frente fria, volta a chover forte no Sudeste. É grande o risco de temporais e alagamentos no Estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Na segunda, esta frente fria mantém a condição para chuvas fortes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Também volta a chover, mas de forma mais fraca e isolada, no Espírito Santo. Ao longo dos próximos dias, este sistema volta a formar um canal de umidade sobre a região, com chuvas mais fortes concentradas sobre Minas Gerais.
SUL
No sábado, uma frente fria chega ao Sul do país e volta a provocar chuvas generalizadas. Embora os volumes de chuva não sejam elevados, o calor favorece a ocorrência de temporais e vendavais. Nas primeiras horas do dia, o destaque vai para o sul do Rio Grande do Sul, e, a partir da tarde, para o norte gaúcho e oeste catarinense. Apesar de uma ligeira queda nas temperaturas máximas, o calor ainda predomina na região.
No domingo, o tempo volta a ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul e a chuva prossegue sobre Santa Catarina e Paraná, sendo mais intensa no nordeste paranaense. Na segunda, a frente fria já se afasta da região e não há mais previsão de chuva. Volta a fazer frio durante a madrugada, mas, à tarde, faz calor no oeste.
Nos próximos dias, há previsão de chuva para toda o Sul, mas a chuva ocorre principalmente na forma de pancadas de fim de tarde. Com o predomínio do sol, as temperaturas voltam a subir.
CENTRO-OESTE
No sábado, a previsão é de mais um dia com chuvas fortes em Mato Grosso, principalmente no oeste e norte do Estado. Novamente, há previsão de grandes volumes acumulados, que se aproximam de 90 mm em alguns municípios. Em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, volta a chover no período da tarde. Em Goiânia, chove forte no fim da noite, trazendo o risco de alagamentos. De forma geral, o calor segue predominando no Centro-Oeste.
Com a passagem de uma nova frente fria pelo Sudeste no domingo, o tempo segue instável e com previsão de chuvas fortes no Centro-Oeste no domingo e na segunda. Ao longo da próxima semana, as áreas de instabilidade perdem força e a chuva volta a ocorrer preferencialmente na forma de pancadas de fim de tarde. Apesar disso, as temperaturas elevadas mantêm o potencial para temporais isolados.
NORDESTE
No sábado, a novidade é o retorno das pancadas de chuva ao longo do dia para a faixa litorânea entre Alagoas e Ceará. Além desta região, há previsão de pancadas fracas e isoladas em alguns pontos do Maranhão e Piauí. Mesmo assim, o sol segue garantindo uma tarde de calor em todo o Nordeste.
Para os próximos dias, não há previsão de mudança nas condições de tempo. As chuvas mais organizadas e frequentes seguem ocorrendo no oeste e litoral, e o interior recebe apenas algumas pancadas fracas e isoladas, mas nada que mude o quadro de baixa umidade ou amenize o calor.
NORTE
No sábado, as áreas de instabilidade que atuam no sul da região ganham força e passam a atingir também o sudeste do Amazonas e algumas partes ao leste de Rondônia. Nesta região, as temperaturas devem ser ligeiramente mais baixas que nos últimos dias. No restante da região, segue fazendo calor, favorecendo a ocorrência de pancadas mais fracas e isoladas no fim da tarde. A exceção é o Tocantins, o norte do Pará e parte de Roraima, onde o tempo firme predomina.
No domingo e na segunda, de uma forma geral, segue a condição para chuvas mais a oeste, enquanto no leste o tempo firme predomina. Chove forte sobre Porto Velho no fim do domingo, aumentando o risco de alagamentos. Na segunda, é em Rio Branco que a chuva deve ser mais intensa.
Ao longo da próxima semana, esta condição de tempo persiste com chuvas mais intensas a oeste e mais fracas e localizadas a leste. A exceção é o litoral do Amapá, que recebe chuvas fortes ao longo do período.
SOMAR METEOROLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!