Chuvas mais fortes podem ocorrer nas regiões Norte e Sul
PREVISÃO PARA DOMINGO, DIA 10
![]() |
Foto: Divulgação/Sxc
Chuvas fortes ocorrem no início da semana em grande parte do Brasil
|
SUDESTE
Domingo de verão em todo o Sudeste. Assim, o tempo fica firme na maior parte do dia, e volta a fazer calor em grande parte da região. Durante o período da manhã no Estado de São Paulo ocorrem pancadas isoladas, já no restante da região o tempo segue firme. Apenas no final da tarde e à noite, devido o aumento da nebulosidade, pode voltar a ocorrer pancadas isoladas desde a metade sul de Minas Gerais, além dos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. As temperaturas seguem em elevação e o calor toma conta da região no período da tarde.
SUL
Domingo típico de verão, com sol, calor e pancadas de chuva de fim de tarde em boa parte do Rio Grande do Sul. A posição do vórtice ciclônico faz com que o domingo fique com o tempo mais nublado. Além disso, há risco de chuva tanto pela manhã como à tarde em praticamente todas as praias. Por causa do vento nordestão, a sensação será de abafamento.
Já na Grande Porto Alegre, Serra e Alto Uruguai não chove pela manhã, mas o tempo ficará nublado neste período do dia. As chuvas de fim de tarde poderão ser fortes, acompanhadas de muitas trovoadas, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo especialmente nas regiões Central, Noroeste e Missões.
Para cidades que eventualmente terão desfiles de Carnaval, a expectativa é de tempo seco na noite e madrugada. A temperatura permanece elevada e a sensação será de abafamento. No domingo de carnaval, sobre Santa Catarina e o Paraná o sol aparece entre nuvens e o dia segue bastante abafado, principalmente porque os ventos mudam de direção e passam a soprar do quadrante norte. Porém, o tempo ainda segue muito instável por conta da presença de áreas de baixa pressão atmosférica. Além disso, por conta do calor, aumenta o risco de chuvas intensas no final do dia. No Paraná, ao longo da divisa com São Paulo, há potencial para temporais e elevados volumes de chuva.
CENTRO-OESTE
No domingo, as instabilidades perdem intensidade e o tempo volta abrir em boa parte da região. Como o sol volta a predominar, as temperaturas se elevam durante à tarde. No final do dia volta a ocorrer pancadas isoladas. Em todos os Estados o tempo firme predomina durante a tarde, deixando o dia aproveitável para atividades ao ar livre.
NORDESTE
Domingo de variação de nebulosidade e condição para chuvas isoladas no final do dia sobre o litoral norte, além do Maranhão, Piauí e norte do Ceará. No restante da região o tempo segue firme, ensolarado e com baixos índices de umidade relativa do ar.
NORTE
No domingo, novamente há previsão de chuvas típicas de verão que ocorrem na forma de pancadas para a maior parte da região. Já sobre parte do Estado do Acre, Amazonas e Pará segue o potencial para temporais com elevados acumulados de chuva. Sobre a costa do Amapá, por conta de áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical, volta a chover forte.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na segunda, sol e temperaturas em elevação em boa parte do Sudeste. Ao longo do dia o tempo fica firme e o sol aparece entre nuvens sobre o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sobre São Paulo, a nebulosidade ainda é maior e há potencial para pancadas isoladas principalmente no final do dia. Além disso, pode chover também de modo rápido sobre o sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro, além do sul do Rio de Janeiro.
Entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o sol predomina ao longo da terça, acompanhado de variação de nebulosidade. Já em São Paulo o tempo permanece instável, com muita nebulosidade e com previsão de chuvas no decorrer do dia. Durante a madrugada pode chover forte no norte e oeste paulista. A partir da tarde as chuvas se espalham, podendo aparecer temporais isolados. Os ventos do quadrante norte e o sul ajudam a elevar as temperaturas e à tarde faz calor, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
SUL
Na segunda e na terça, apesar do calor, as manhãs serão mais nubladas em todo o Rio Grande do Sul. Já durante as tardes, a chuva poderá ser generalizada, sendo forte sobre a Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Serra, Alto Uruguai, Planalto e Missões. Mesmo assim, a segunda e a terça serão de tempo estável.
Entre Santa Catarina e o Paraná, a semana começa com dias típicos de verão. Ao longo do dia, o sol vai aparecendo com mais força, deixando as temperaturas em gradativa elevação, e com possibilidade de pancadas de chuva no fim da tarde. Na tarde de terça, há previsão de chuva forte, trovoadas e possibilidade de granizo em pontos isolados do Paraná e Santa Catarina.
Na terça, a chuva pode ganhar força sobre a região Sul. A passagem de uma fraca frente fria pela costa da região favorece a formação de nebulosidade, fazendo com que os períodos de abertura de sol fiquem mais breves. Os ventos de quadrante norte ainda mantêm a tarde abafada. Entre o sul e oeste do Rio Grande do Sul, as chuvas chegam ainda pela manhã. No restante da região, as chuvas podem aparecer a partir da tarde. Em geral, as pancadas são de baixo acumulado, mas como ocorrem de forma isolada, podem vir na forma de temporais, principalmente no oeste de Santa Catarina, noroeste gaúcho e no sudoeste do Paraná.
CENTRO-OESTE
Na segunda, a chuva passa a ocorrer na forma de pancadas e os períodos com presença de sol aumentam na região. Na metade norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, o tempo firme predomina e o dia terá tempo estável. Com maiores períodos de tempo firme, as temperaturas entram em elevação em toda a região e, no período da tarde, o calor predomina.
Na terça não há expectativa de grande mudança nas condições do tempo. Com o canal de umidade descolado mais para o sul, a nebulosidade segue cobrindo boa parte do Centro-Oeste. Ao longo do dia, as pancadas de chuva podem se alternar com curtos períodos de abertura de sol. Apesar dos baixos acumulados, há potencial para a ocorrência de temporais isolados. O calor segue mais ameno por conta da cobertura de nuvens. Somente em Goiás as temperaturas permanecem bastante elevadas à tarde.
NORDESTE
A semana começa com condição para chuvas fortes e isoladas sobre o Estado do Maranhão, Piauí e norte do Ceará. No restante do Nordeste, o tempo firme segue predominando e desde o começo do dia há sensação de abafamento. Ao longo do dia a nebulosidade varia sobre toda a faixa litorânea, e assim há potencial para chuvas fracas e isoladas a partir do período da tarde.
Na terça, o sol segue predominando entre nuvens na Bahia, Alagoas e Sergipe. Já no norte do Nordeste permanece uma condição de tempo instável. Entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, pancadas isoladas de chuva de baixo acumulado se alternam com períodos de melhoria. Contudo, independente da condição do tempo, as temperaturas sobem rapidamente e à tarde faz calor.
NORTE
Na segunda, desde o começo do dia, por conta da presença de instabilidades tropicais há condição para intensos temporais sobre o centro-leste do Estado do Amazonas. No restante da região o sol predomina entre nuvens, deixando o dia bastante abafado e com pancadas de chuvas típicas de verão preferencialmente no final da tarde. Na costa leste do Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o risco para chuvas intensas na região.
A presença da Zona de Convergência Intertropical e de áreas de instabilidade formadas pelo calor e a umidade da Amazônia seguem mantendo com uma condição de chuvas sobre a região Norte na terça. As pancadas de chuva se alternam com períodos de abertura de sol, mas atingem a maioria dos municípios. Há previsão de fortes temporais no Amazonas e no Acre. A tarde fica com sensação de abafamento na região.
SOMAR METEOROLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!