sábado, 12 de janeiro de 2013

Previsão é de queda nas temperaturas do Sul e Sudeste neste sábado


Dia será de calor nas regiões Norte e Nordeste, indica a Somar Meteorologia


Em alguns pontos da serra de Santa Catarina, madrugada pode ter temperaturas próximas a 5°C
PREVISÃO PARA SÁBADO, DIA 12
SUDESTE
No sábado, dia 12, o tempo segue instável no Sudeste, com céu encoberto e condição para chuva a qualquer momento na maior parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Precipitações mais intensas e grande condição para temporais se concentram no oeste mineiro. O potencial para vendavais continua elevado, e as rajadas de vento podem passar de 90km/h em Minas Gerais. Em São Paulo, a chuva ocorre na forma de pancadas no fim da tarde. Com mais um dia de muita nebulosidade na região, as temperaturas apresentam mínimas em torno de 18°C e máximas em torno de 21°C em grande parte do Sudeste.

SUL
O fim de semana começa com tempo firme e sensação de frio na região Sul. Em alguns pontos da Serra Catarinense, a madrugada de sábado tem temperaturas próximas a 5°C. Com poucas nuvens no céu, a amplitude térmica aumenta e as temperaturas máximas ficam superiores às registradas na sexta, dia 11. A tarde é de baixa umidade do ar em todo o Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina e do Paraná. No fim do dia, a propagação de áreas de instabilidade do Sudeste favorece a ocorrência de pancadas isoladas ao longo da divisa entre o Paraná e São Paulo.

CENTRO-OESTE
A previsão para sábado é de mais um dia de chuva em Goiás, norte de Mato Grosso e no Distrito Federal. Além da precipitação, que será muito intensa na maior parte da região, há potencial para temporais e ventos fortes que ultrapassam 70km/h em alguns municípios. No sul de Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o predomínio é de sol entre as nuvens. O dia tem temperaturas amenas no leste e norte da região e sensação de calor no oeste e sul.

NORDESTE
No sábado, além da chuva no oeste da região, há previsão de pancadas isoladas em grande parte do litoral baiano e no litoral norte do Nordeste. O sol e o tempo firme, entretanto, predominam. Com isso, a madrugada será de sensação de abafamento, com exceção de parte da Bahia, e a tarde, de muito calor. Com mais um dia sem chuva, a umidade do ar fica baixa na maior parte do Sudeste.

NORTE
No sábado, áreas de instabilidade seguem organizadas ao longo da divisa com Mato Grosso do Sul e Goiás. Em alguns municípios do sul do Pará, são esperados volumes acumulados superiores à 60 milímetros. Nos demais pontos da região, a chuva ocorre na forma de pancadas no fim da tarde. Embora as temperaturas permaneçam elevadas na região, o calor será mais intenso no norte, onde a nebulosidade é mais baixa.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE

A previsão para domingo, dia 13, é de mais um dia chuvoso na maior parte da região Sudeste. Apesar de uma redução nos volumes de chuva acumulados, o potencial para temporais e ventos que passem de 70km/h permanece elevado, principalmente no oeste da região. A sequência de dias com chuva intensa deixa o solo muito encharcado, aumentando o risco de novos deslizamentos. Por conta do tempo fechado, a amplitude térmica fica pequena em todo o Sudeste. Na segunda, dia 14, as áreas de instabilidade se intensificam sobre São Paulo, onde a condição para temporais volta na maior parte do Estado. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, a chuva perde força e volta a incidir na forma de pancadas. Na terça, dia 15, permanece a condição de chuva para grande parte do Sudeste, sendo mais intensa no oeste. Ao longo dos próximos dias, segue a previsão de chuva para toda a Região, com chuva mais forte sobre Minas Gerais, leste de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.

SUL
O domingo inicia com a diminuição do frio da madrugada e com tempo firme na maior parte da região Sul. A exceção é o litoral e norte do Paraná, que já começam o dia com maior nebulosidade e chuva fraca em alguns pontos. Ao longo do dia, as áreas de instabilidade avançam pelo Estado paranaense e passam a atingir também Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Embora fraca na maior parte da região, a chuva ocorre com maior intensidade no leste paranaense, trazendo o risco de transtornos para a Região Metropolitana de Curitiba no fim da tarde. Como a chuva só ocorre no fim da tarde, o calor predomina na maior parte da região. Na segunda, também há previsão de chuva para o Paraná, Santa Catarina e a metade norte do Rio Grande do Sul. Desta vez, a chuva mais intensa ocorre sobre o leste catarinense, trazendo o risco de alagamentos para Florianópolis. Na terça, a precipitação avança um pouco mais pelo Rio Grande do Sul e passa a atingir também a Região Metropolitana de Porto Alegre. As temperaturas sofrem uma ligeira queda e a tarde fica agradável na maior parte do Sul. Ao longo dos próximos dos próximos dias, a chuva ocorre na forma de pancadas, sendo fraca na maioria dos casos, e cobrindo grande parte da região.

CENTRO-OESTE
A previsão para o domingo é de mais um dia de chuva e com grande risco de temporais em Goiás, Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso. Também deve chover de forma fraca a isolada em Mato Grosso do Sul. As temperaturas ficam amenas na maior parte da região e faz calor apenas no Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. A partir de quarta, dia 16, a chuva volta incide na forma de pancadas de fim de tarde. Na segunda e terça, segue a condição de chuva e risco de temporais para a maior parte da região.

NORDESTE
O domingo deve ser de chuva na forma de pancadas para toda a faixa litorânea entre a Bahia e Pernambuco e também entre o litoral do Maranhão e do Ceará. Pancadas também atingem grande parte da Bahia e o sul do Piauí e Maranhão. As temperaturas permanecem elevadas em toda a região. Ao longo dos próximos dias, uma chuva fraca e em pontos isolados avança pelo sertão nordestino. O oeste da região deve apresentar uma precipitação mais significativa. As temperaturas seguem elevadas em todo o Nordeste e a umidade do ar permanece baixa no sertão nordestino.

NORTE
No domingo, apesar do enfraquecimento das áreas de instabilidade, a condição para chuva forte em pontos isolados do sul do Pará e Amazonas permanece. A chuva na forma de pancadas de fim de tarde atinge a maior parte da região, exceto Roraima. O calor continua sobre a região, sendo mais intenso no norte. Durante os próximos dias, a precipitação na forma de pancadas atinge a maior parte do Norte. Na parte sul da região, a chuva segue uniforme e intensa e o risco de temporais isolados é maior. Com a diminuição da nebulosidade no sul, as temperaturas entrem em elevação e o calor predomina em toda a região.
SOMAR METEOROLOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!