No Centro-Oeste e Nordeste, tempo permanece firme na maior parte das regiões e as temperaturas seguem elevadas
![]() |
Chuva atinge Sudeste, Sul e Norte nesta segunda-feira |
PREVISÃO PARA ESTA SEGUNDA, DIA 17
SUDESTE
A segunda, dia 17, começa com tempo instável e previsão de chuva para boa parte da região Sudeste. No decorrer do dia até ocorrem períodos de melhoria, mas a noite as instabilidades voltam a ganhar força e com isso há previsão de chuva mais forte entre o sul do Estado do Rio de Janeiro, inclusive na Capital, com potencial para alagamentos, além do interior de São Paulo e na Região Metropolitana de Vitória.
SUL
Na segunda, novas áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai e Argentina avançam pelo oeste gaúcho e provocam chuva no período da tarde. Por causa das temperaturas elevadas, há o risco de temporais isolados acompanhados de trovoadas e ventos fortes. O dia já começa com sensação de abafamento e a tarde será de muito calor em todo o Estado. No Paraná, a chuva segue forte e com grandes riscos de transtornos no norte do Estado. Já na metade sul paranaense e em Santa Catarina, o sol predomina entre nuvens, mas ocorrem pancadas isoladas no fim da tarde.
CENTRO-OESTE
Na segunda, o risco para temporais diminui sobre o Brasil Central. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens ajudando na elevação das temperaturas em toda a região. Apenas sobre a região da Capital de Mato Grosso do Sul o tempo fica mais fechado e a temperatura entra em leve declínio. No final do dia, novas áreas de instabilidades associadas ao calor e umidade geram nuvens mais carregadas e com isso ocorrem pancadas rápidas e isoladas em toda a região Centro-Oeste.
NORDESTE
A segunda começa com tempo firme e sem previsão de chuva para boa parte do Nordeste. As poucas chuvas que ocorrem são na forma de pancada isolada e ficam restritas aos Estados do Maranhão e parte do Piauí. Por conta do predomínio do sol, as temperaturas seguem elevadas e o dia será bastante abafado.
NORTE
Na segunda, o tempo segue instável sobre o Norte do Brasil. O risco para temporais diminui, mas ocorre chuva na forma de pancadas em todos os Estados da região. Como a chuva será rápida, o sol ao longo do dia predomina, garantindo mais uma tarde de muito calor, principalmente na faixa lesta da região. A umidade relativa do ar segue com baixos índices no norte do Pará.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Sobre boa parte do Sudeste o tempo segue instável durante a terça, dia 18. O tempo fica firme e com predomínio de sol ao longo do dia no Espírito Santo e na metade-norte Mineira. Já entre o Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerias e São Paulo, o tempo permanece com muita nebulosidade e com pancadas de chuva. As chuvas fortes atingem, principalmente, o oeste e leste Paulista e o Rio de Janeiro, acompanhadas de trovoadas. As temperaturas durante a tarde ficam um pouco mais elevadas em relação a dias anteriores.
SUL
A passagem de uma frente fria pela costa da região Sul faz as chuvas ganharem força sobre o Rio Grande do Sul e as pancadas passam a atingir todo o Estado gaúcho. Já entre Santa Catarina e o Paraná, a terça começa com sol entre nuvens e as pancadas isoladas de chuva passam a ocorrer a partir da tarde, sendo moderadas a fortes entre o norte catarinense e o Paraná. Durante a tarde, faz calor na região.
CENTRO-OESTE
Entre a manhã e a tarde de terça, o sol aparece entre nuvens em boa parte do Centro-Oeste. A nebulosidade fica presente, principalmente, entre Mato Grosso e Goiás. Com o tempo um pouco mais aberto sobre a região, as temperaturas sobem e a tarde fica mais aquecida em relação a dias anteriores. Porém, a associação de calor e umidade faz as instabilidades ganharem força e, a partir da tarde, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva em grande parte do Centro-Oeste.
NORDESTE
O ar seco segue predominando sobre grande parte do Nordeste ao longo da terça. O sol aparece desde as primeiras horas da manhã, acompanhado de variação de nebulosidade. Somente entre o Maranhão, Piauí e sul do Ceará a nebulosidade é maior e há condição para algumas pancadas isoladas e fracas de chuva, principalmente no período da tarde. No sertão Nordestino, o tempo permanece bastante seco e a umidade relativa do ar chega a ficar abaixo dos 30% em alguns municípios. Segue fazendo muito calor durante a tarde.
NORTE
A terça segue com muitas nuvens e chuvas sobre a região Norte. As pancadas de chuva ocorrem de forma isolada e intercaladas com períodos de melhoria. Por isso, as temperaturas sobem e à tarde faz calor. As pancadas de chuvas ficam mais intensas entre o sul e oeste do Amazonas e entre o centro e sul do Pará.
SOMAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!