Quarta, dia 19, será de temperaturas elevadas na maior parte do Brasil
![]() |
Rio Grande do Sul deve ter volume acumulado de chuva acima de 60mm a partir de quinta |
PREVISÃO PARA QUARTA, DIA 19
SUDESTE
A quarta, dia 19, é de tempo instável no Sudeste, principalmente no leste da região. A chuva intensa se alterna com períodos de melhoria, o que traz risco de transtornos, principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na serra do Rio de Janeiro, a sequência de dias chuvosos aumenta a possibilidade de deslizamentos. As temperaturas têm uma pequena queda, mas o calor predomina à tarde.
SUDESTE
A quarta, dia 19, é de tempo instável no Sudeste, principalmente no leste da região. A chuva intensa se alterna com períodos de melhoria, o que traz risco de transtornos, principalmente nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Na serra do Rio de Janeiro, a sequência de dias chuvosos aumenta a possibilidade de deslizamentos. As temperaturas têm uma pequena queda, mas o calor predomina à tarde.
SUL
Áreas de instabilidade provocam chuva intensa no centro-sul gaúcho nesta quarta. Além dos altos volumes acumulados, acima de 45mm, os ventos podem passar de 70km/h e há risco de queda de granizo e descargas elétricas. Também há possibilidade de temporais de forma fraca e isolada no leste do Paraná. Em Santa Catarina, no centro-norte gaúcho e oeste paranaense, a chuva aparece na forma de pancadas isoladas. As temperaturas caem um pouco no sul do Rio Grande do Sul, mas faz calor na maior parte do Sul do Brasil.
CENTRO-OESTE
Na quarta, as áreas de instabilidade perdem força no Centro-Oeste, mas pancadas de chuva voltam a cair no norte de Mato Grosso. A ausência de chuva no norte goiano e no Distrito Federal começa a refletir na umidade relativa do ar, que fica baixa no período da tarde. Com a diminuição da nebulosidade, as temperaturas se elevam e o calor toma conta de toda a região.
NORDESTE
Na quarta, as áreas de instabilidade sobre o oeste da Região Nordeste perdem força e a chuva fica mais fraca e isolada. Nos demais pontos da região, há predomínio de sol entre poucas nuvens. Embora as temperaturas da madrugada sejam maiores, as máximas têm uma leve redução na maior parte da região.
NORTE
A combinação de calor e umidade provoca pancadas de chuva ao longo do dia na maior parte da Região Norte nesta quarta. No sul do Pará, a chuva ocorre em maior intensidade e o risco de temporais é elevado. O dia inicia com sensação de abafamento e a tarde fica muito quente, com temperaturas acima dos 30°C em toda a região.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na quinta, dia 20, a previsão é de pancadas de chuva no leste de São Paulo e Minas Gerais, sul do Espírito Santo e em todo o Rio de Janeiro. A chuva mais forte atinge a região serrana do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. Com o aumento nos períodos de melhoria ao longo do dia, as temperaturas têm um leve aumento. Na sexta, dia 21, áreas de instabilidade voltam a ganhar força e a chuva se intensifica no Sudeste. O extremo oeste de São Paulo e oeste e norte de Minas Gerais seguem com tempo firme. A chuva mais intensa será na divisa com o Paraná. O sábado, dia 22, é de chuva na maior parte da região. A precipitação deve ser forte em São Paulo. Entre domingo e a próxima quinta, dia 27, embora a chuva atinja todo o Sudeste, o destaque vai para o leste da região, em especial para a divisa entre São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, onde as chuva será mais intensa.
SUL
Na quinta, embora os maiores volumes acumulados (mais de 60mm) sigam concentrados no sul do Rio Grande do Sul, o risco de temporais se estende do oeste do Paraná ao oeste de Santa Catarina e cobre o Rio Grande do Sul. A chuva atinge grande parte da Região Sul, exceto no norte do Paraná. Na sexta, deve chover em toda a região. Além do Rio Grande do Sul, há condições para temporais ao longo do dia em Santa Catarina, no leste e oeste do Paraná. No sábado, a chuva será intensa sobre o Paraná e parte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar firme, com previsão de chuva apenas no norte do Estado. Entre domingo e a próxima quinta, há previsão de chuva para toda a região, embora a maior concentração seja no sul e oeste do Rio Grande do Sul.
CENTRO-OESTE
Na sexta, as áreas de instabilidade que atuam na Região Centro-Oeste perdem força e, com isso, o sol volta a predominar mesmo com a presença de nuvens. A exceção fica por conta do norte de Mato Grosso, onde ocorrem pancadas isoladas no fim da tarde. As temperaturas seguem em elevação e a umidade do ar cai no oeste da região. A partir de sábado, a chuva volta a atingir todo o Centro-Oeste de forma fraca e isolada.
NORDESTE
Na quinta, a seca que atinge grande parte do sertão nordestino se agrava. A chuva ocorre de forma fraca e isolada sobre Maranhão, Piauí e pequena parte do Ceará. O sol predomina nos demais Estados e a tarde será de calor em toda a região. A maior parte do Nordeste terá sol e tempo firme nos próximos dias. Pancadas de chuva devem incidir somente na Bahia, oeste de Pernambuco, partes do Ceará e alguns pontos do litoral. Apenas no Maranhão e oeste do Piauí, a precipitação ocorre de forma mais generalizada.
NORTE
A previsão é de pancadas de chuva na maior parte da Região Norte na quinta. Volta a chover no norte do Pará. Na maior parte do Amapá, o tempo é seco e a umidade relativa do ar fica baixa durante a tarde. A partir de quinta, embora haja previsão de chuva para toda a região, o destaque vai para a faixa oeste, onde há previsão de precipitações intensas e o risco de temporais é maior. Embora as temperaturas sigam em ligeira queda, faz calor à tarde.
SOMAR METEOROLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!