De acordo com a Somar Meteorologia, próximos dias serão de temporais no Rio Grande do Sul, com possibilidade de ventos superiores a 100 km/h
![]() |
Temporais atingem Região Sul do país, prevê Somar |
PREVISÃO PARA QUINTA, DIA 20
SUDESTE
Na quinta, dia 20, as áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste perdem um pouco de força. Durante a madrugada, entretanto, há potencial para temporais e transtornos na faixa leste de São Paulo, principalmente na Região Metropolitana. Ao longo do dia, o sol predomina entre nuvens, mas ainda há previsão de pancadas de chuva isoladas sobre São Paulo, boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A chuva mais forte atinge a Região Serrana do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. As temperaturas seguem em elevação.
SUDESTE
Na quinta, dia 20, as áreas de instabilidade que estão sobre o Sudeste perdem um pouco de força. Durante a madrugada, entretanto, há potencial para temporais e transtornos na faixa leste de São Paulo, principalmente na Região Metropolitana. Ao longo do dia, o sol predomina entre nuvens, mas ainda há previsão de pancadas de chuva isoladas sobre São Paulo, boa parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A chuva mais forte atinge a Região Serrana do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba. As temperaturas seguem em elevação.
SUL
Uma nova frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e mantém o tempo instável, com acumulados de chuva superiores aos 100 mm em municípios do centro, oeste e sul do Estado. Também há risco de ventos muito fortes e granizo. O alerta é para o pior dia de temporais sobre o Estado. Há previsão de rajadas de ventos superiores a 100 km/h.
A temperatura fica baixa pelo excesso de chuva no centro, oeste e sul do Estado, mas ainda faz calor no norte. Já o quadro climático de Paraná e Santa Catarina sofre alteração. Áreas de instabilidade associadas à frente fria do Rio Grande do Sul avançam e deixam o tempo instável nos outros dois Estados. Ao longo do dia, chove no leste e oeste do Paraná.
CENTRO-OESTE
Na quinta, o canal de umidade que deixava o tempo mais encoberto no Centro-Oeste perde a força. Há diminuição de chuva em toda a região. No final do dia, ocorrem pancadas rápidas e isoladas sobre a metade oeste de Mato Grosso, sul de Goiás, além de boa parte do Mato Grosso do Sul. Os índices de umidade relativa do ar ficam baixos no período da tarde. O calor predomina em toda a região, mantendo a sensação de abafamento.
NORDESTE
A previsão é de pancadas isoladas de chuva sobre boa parte dos Estados do Maranhão, Piauí, além do extremo oeste do Pernambuco e o sul do Ceará. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina entre poucas nuvens. A tarde será de calor em toda a região e com baixos índices de umidade relativa do ar.
NORTEA quinta é de previsão de chuva na maior parte da Região Norte. Entre o sul do Pará e o sul do Tocantins, o tempo volta a ficar mais seco. A previsão é de variação e nebulosidade e predomínio de sol na região. Além disso, os índices de umidade relativa do ar, por conta do tempo seco e ensolarado, voltam a atingir valores inferiores a 30%.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
As áreas de instabilidade voltam a ganhar força sobre o Sudeste na sexta, dia 21. No decorrer do dia, o sol aparece entre nuvens em boa parte da região, garantindo temperaturas elevadas. Entre o final da tarde e o início noite, volta a chover em praticamente todo o Sudeste.
Também há potencial para chuva intensa entre o Vale do Paraíba e a Região Serrana do Rio de Janeiro. No fim da noite, há possibilidade de transtornos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No final de semana, chove na maior parte da região, principalmente sobre o sul de Minas Gerais.
SULNa sexta, a previsão é de muita chuva em todo o Rio Grande do Sul, sendo mais intensa sobre o centro, oeste e sul do Estado. Novamente, há potencial para temporais intensos, com possibilidade de ventos fortes, trovoadas e queda de granizo. Além disso, por conta do intenso acumulado de chuva nos últimos três dias, há potencial para transbordamentos e alagamentos. A frente fria também avança sobre o Paraná. Além da previsão de chuva forte, há risco de ventos e potencial para transtornos.
No sábado, dia 22, precipitações mais intensas ficam concentradas sobre o Paraná e parte de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo volta a ficar firme na maior parte do Estado. Entre domingo, dia 23, e quinta, dia 27, a previsão é de chuva para toda a região.
CENTRO-OESTEA chuva perde intensidade sobre a Região Centro-Oeste na sexta. O dia começa com tempo abafado em boa parte da região e, à tarde, as temperaturas disparam, aumentando a sensação de abafamento. No final do dia, pancadas isoladas de chuva incidem sobre a metade oeste de Mato Grosso, metade sul de Mato Grosso do Sul e boa parte da metade sul de Goiás. A partir de sábado, pancadas isoladas de chuva voltam a atingir toda a região.
NORDESTENa sexta, a chuva perde intensidade sobre a Região Nordeste. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta principalmente no Maranhão e no sul do Piauí, provocando pancadas rápidas e isoladas de chuva. Também pode chover isoladamente sobre o norte do Ceará. No restante do Nordeste, o tempo segue seco e abafado, agravando a seca dos últimos meses. Para os próximos dias, não há previsão de mudança nas condições de tempo.
NORTE
A previsão para sexta é de diminuição de chuva entre o sul do Pará e o sul do Tocantins e aumento do número de municípios com baixos índices de umidade relativa do ar. No restante da Região Norte, há condição para pancadas isoladas de chuva ao longo do dia. Além disso, a tarde da sexta será de temperaturas elevadas e sensação de calor. A tendência para os próximos dias é do retorno do risco de temporais para a faixa oeste do Norte.
SOMAR METEOROLOGIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!