18 de fevereiro de 2012
O Globo
Manchete: Ficha Limpa poderá barrar mensaleiros por mais de 8 anos
Afastamento das eleições depende de condenação em julgamento no STFValidada anteontem pelo Supremo Tribunal Federal, a Lei da Ficha Limpa terá entre seus primeiros efeitos retirar das eleições, pelo menos até 2020, políticos que vierem a ser condenados pelo escândalo do mensalão. O julgamento dos 38 réus está previsto para maio. Se condenados pelo STF, um órgão colegiado, os mensaleiros ficam impedidos de disputar cargos eletivos por oito anos, mais o tempo da sentença. Antes da Ficha Limpa, a inelegibilidade era de três anos. Para o juiz Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, a decisão do STF reduz as chances de recursos apresentados por candidatos e dá segurança judídica ao processo eleitoral de 2012. (Págs. 1 e 3)
Blocos a caminho de novo recorde
Só a Bolsa Preta deve arrastar hoje 2 milhões, mesmo número de foliões de Salvador.Ao desfilar hoje às 7h na Candelária, o Cordão da Bola Preta espera quebrar mais um recorde. O bloco no ano passado arrastou dois milhões de foliões - o mesmo número de todo o carnaval de Salvador, segundo estimativas oficiais. O prefeito Eduardo Paes entregou ontem ao Rei Momo Milton Júnior, já em seu quarto reinado, a chave da cidade. Desta vez, em vez de van, ele chegou ao Palácio da Cidade de Limusine. Á tarde, o Bloco das Carmelitas levou às apertadas ruas de Santa Teresa mais de dez mil foliões. Só neste fim de semana desfilarão 171 blocos, 53 deles na Zona Sul. (Págs. 1 e 12 a 17)
Foto-legenda: O Prefeito Eduardo Paes se ajoelha para reverenciar o Rei Momo, após a entrega das chaves da cidade.
CGU investiga caixa 2 com verba da Petrobras
A Controladoria Geral da União (CGU) encontrou indícios de que um contrato da Petrobras com uma ONG serviu para desviar verbas para o caixa dois de uma campanha do PT na Bahia, estado do ex-presidente da estatal, mostra reportagem da revista "Época". A ONG Pangea não comprovou o destino de R$ 2,2 milhões recebidos. (Págs. 1 e 9)
Inflação cai e juro deve baixar mais
Após atingir 0,65% em janeiro, o IPCA-15, prévia da meta do governo, ficou em 0,53% em fevereiro. Com custo de vida menor, analistas apostam que o Banco Central reduzirá o juro básico para 9%. (Págs. 1 e 21)
Presidente da Alemanha renuncia por corrupção (Págs. 1 e 28)
------------------------------------------------------------------------------------
Folha de S. Paulo
Manchete: Cai o tempo de espera por visto para os EUA
Prazo menor ocorre após Obama facilitar a entrada de brasileirosUm mês após o presidente Barack Obama anunciar, na Disney, que turistas brasileiros teriam mais facilidade para obter o visto de entrada nos Estados Unidos, o tempo de espera pela autorização caiu no consulado americano em São Paulo.
No dia em que Obama fez o anúncio, a espera pela entrevista era de 76 dias. Quem agendou ontem vai aguardar 25 dias. Na última terça, o prazo era de 16 dias. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Ricardo Teixeira vai para a Flórida, onde abre empresa
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, viajou ontem para a Flórida, onde montou há um mês uma empresa de investimento, informa Filipe Coutinho. Sua mulher, sócia no negócio, e sua filha já o aguardavam nos Estados Unidos.A assessoria de Teixeira afirmou que suas atividades são feitas de acordo com a lei. Em nota, a CBF declarou que ele reassumirá a presidência da entidade depois do carnaval. (Págs. 1 e Esporte D2)
José Roberto Torero: Teixeira vai perder um desfile e tanto (Págs. 1 e D5)
Brasileiro relata horror de incêndio em Honduras
"Estou no inferno" disse o brasileiro Adilio Gomes Sobral, 50, à Folha ao atender o celular de dentro do presídio de Comayagua, em Honduras, relata Diogo Bercito. Na terça-feira, um incêndio deixou 356 mortos."Os policiais encarregados de abrir os portões jogaram fora as chaves. Eles queriam que todo mundo morresse. (Págs. 1 e Mundo A9)
Megausina no Pará tem data de leilão mesmo sem licença
O governo já marcou para dezembro de 2013 o leilão da usina de São Luiz do Tapajós (PA), a quarta maior do país, mesmo sem saber como terá licença ambiental.Uma medida provisória, contestada no Supremo, ampara a redução de áreas de preservação. (Págs. 1 e Mercado B1)
Fernando Rodrigues
Debate sobre aborto continua interditado (Págs. 1 e Opinião A2)
Tratamento interrompido é a maior causa de morte por asma
Subestimada pelos pacientes, que consideram a doença pouco grave, a asma mata por ano no Brasil cerca de 2.500 pessoas.A principal causa é a interrupção do tratamento, de acordo com especialistas.
O remédios devem ser usados diariamente, mas poucos seguem as recomendações médicas. (Págs. 1 e Saúde C12)
Editorias
Leia "Vitória da Ficha Limpa", sobre decisão do STF; e "Rafael Correa, ditador", acerca de ataques contra a liberdade de imprensa ocorridos no Equador. (págs. 1 e Opinião A2)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: PT já projeta disputa com Serra e revê estratégia
Sem aliança com Kassab, petistas pensam em como aproximar Haddad de empresários e religiososSetores do PT que trabalhavam pela aliança com Gilberto Kassab na capital paulista, para atingir um eleitorado mais conservador, iniciaram revisão da estratégia em que consideram a entrada de José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura, com provável apoio do prefeito. A avaliação de dirigentes próximos de Lula é que Fernando Haddad terá de montar uma agenda de aproximação com empresários e grupos religiosos, informam Malu Delgado e Fernando Gallo. A estratégia seria necessária diante da boa interlocução de Serra com esses segmentos. Além disso, petistas se preocupam porque o tucano teria o apoio das máquinas estadual e municipal. (Págs. 1 e Nacional A4)
Prévias tucanas
Dois dos quatro pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo já admitem abrir mão da disputa, desde que haja negociação. (Págs. 1 e Nacional A5)
Teixeira diz que volta à CBF depois do carnaval
Ricardo Teixeira embarcou ontem para Miami. Em nota, o dirigente informou que retornará na quinta-feira para reassumir a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. A confirmação desmente os boatos dos últimos dias de que, sob pressão, ele se licenciaria ou deixaria seu cargo na CBF. (Págs. 1 e Esportes E1)
Na Gaviões, Lula é Santo
O Lula que será homenageado na madrugada de hoje pela Gaviões da Fiel não tem defeitos e contradições. Ele será retratado como um São Jorge do Agreste, que derrota a ditadura, estabiliza a economia, defende a liberdade de imprensa e acaba com a fome. Os médicos não autorizaram o ex-presidente a participar do desfile. Hans Staden, Caetano Veloso e Jorge Amado serão outros homenageados pelas escolas de samba hoje. (Págs. 1 e Cidades C1 e C3 a C6)
Governo usa bancos públicos para baixar juro
O governo aposta no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal em nova etapa do plano de aumento de crédito e incentivo à economia. Os bancos podem reduzir o spread (margem de ganho nas operações) e, assim, baixar juros. (Págs. 1 e Economia B1 e B3)
"Estado" leva três prêmios de design ( Págs. 1 e Vida A12)
EUA elogiam aceno do Irã por diálogo (Págs. 1 e Internacional A8)
Escândalo derruba presidente alemão (Págs. 1 e Internacional A8)
Aloísio de Toledo César
Os juízes e o dever de puni-losEspera-se, agora, a "absolvição" da grande e maciça maioria dos magistrados que jamais praticou irregularidades. (Págs. 1 e Espaço Aberto A2)
Thomas Erdbrink
O Irã e a internetAhmadinejad planeja uma versão nacional de web para enfrentar em até três anos a rede mundial de computadores. (Págs. 1 e Visão Global A10)
Notas & Informações
A sensibilidade do SupremoA Lei da Ficha Limpa legitima a saturação do povo com os maus-tratos infligidos à coisa pública . (Págs. 1 e A3)
------------------------------------------------------------------------------------
Correio Braziliense
Manchete: O Adeus ao advogado da democracia
Personagem fundamental da crônica brasiliense, Maurício Corrêa encerrou, aos 77 anos, uma trajetória dedicada à política e ao direito. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal morreu às 19h, vítima de ataque cardíaco, no Hospital Brasília. Mineiro de São João De Manhuaçu, Maurício Corrêa veio em 1961 para a capital federal, onde começou a advogar. Em cinco décadas de atuação, militou pela democracia - impediu a invasão da OAB pelos círculos do poder. Maurício Corrêa escrevia aos domingos nas páginas de Opinião do Correio.O corpo do ministro será velado hoje, às 10h, no Salão Branco do Supremo.
O governador Agnelo Queiroz decretou luto oficial de três dias no DF. (Págs. 1, 2 e 3)
Emprego e renda em alta. Inflação cai
Boas notícias para a economia brasileira neste início de ano. O desemprego em janeiro foi de 5,5%, o menor índice para o mês desde 2002. Já o ganho médio do trabalhador chegou a R$ 1.672, o maior período. O custo de vida desacelerou com a queda no preço dos alimentos. (Págs. 1, 9 e 11)
Justiça devolve salário a Guerner e a Bandarra
Condenados pelo Conselho Nacional do Ministério Público, os promotores recuperaram ontem, no STF, o direito de receber os vencimentos pelo cargo. A decisão vale até o julgamento da ação que pede a demissão dos dois, acusados de uma série de crimes. (Págs. 1 e 22)
Eleição no DF terá novo rumo com a Ficha Limpa
Além de vetar a candidatura do ex-governador Joaquim Roriz, a nova lei atinge distritais que renunciaram ao mandato após as denúncias da Caixa de Pandora. Outros políticos investigados terão dificuldade para não ficarem inelegíveis. (Págs. 1 e 21)
Mordomias
Presidente da Alemanha não resiste a denúncias e renuncia. (Págs. 1 e 16)
------------------------------------------------------------------------------------
Zero Hora
Manchete: Desemprego de janeiro é o menor desde 2003
Com a taxa mais baixa entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, Porto Alegre registrou índice de 3,9%, enquanto o país alcançou 5,5%. (Págs. 1 e 12)
Ficha Limpa
Lei deve gerar onda de ações na JustiçaEspecialistas ouvidos por Zero Hora preveem polêmica sobre regra aprovada pelo STF. (Págs. 1 e 6)
Oportunidade
Concursos nacionais selecionamCaixa, Ibama e Agência de Águas fazem seleções para mais de 350 vagas em 2012. (Págs. 1 e 12)
Magistério
Piratini vai apresentar calendário do pisoProposta de reajuste para os próximos três anos terá inflação como base. (Págs. 1 e Rosane de Oliveira na 8)
----------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por nos visitar!