Olá, amigos de Curitiba
Saiu minha entrevista de pré-candidato ao jornal Gazeta do Povo, no último sábado. Boa oportunidade, ainda que só tenham publicado uma quinta parte das minhas ideias. Peço que me ajudem a divulgar nossas ideias. E que comparem nossas propostas com as dos demais pré-candidatos.
Vamos lutar pelo bem de Curitiba. O futuro de Curitiba somos nós - os curitibanos comuns - que fazemos. Nossa cidade merece o melhor.
No texto a editoria suprimiu quando defendi que o metrô proposto num túnel de apenas 14 km é insuficiente para os 1750 km de linhas de ônibus que servem à região metropolitana (o público natural de um metrô).

Com os mesmos R$ 2 bilhões, dá para fazer de 42 a 65 km de Veículo Leve sobre Trilhos aéreo em alguns trechos de largo arruamento – tipo Linha Verde -, e também de superfície, por exemplo no traçado de velhas ferrovias.

Conforme as ilustrações do nosso companheiro GK que ilustram este texto, defendo metrô aéreo, em traçado diferente da canaleta do expresso. Por 3 motivos:
1. Fazer mais - 65 km de modal ferroviário aéreo - do que os 14 km de metrô enterrado, com o mesmo recurso de R$ 2 bilhões anunciado pelos governos estabelecidos.
2. Não transtornar a cidade (criando caótico pandemônio com bi-articulados fora das canaletas) durante a longa escavação - que sabemos como começa mas não como termina (afinal temos muitos rios no trecho anunciado). Uma Prefeitura que arrasta a Linha Verde por tantos anos, não consegue terminar uma rua, arrisca perpetuar-se na escavação de um túnel.
3. Não confirmar como operadores (e donos) do metrô os atuais concessionários de ônibus homologados por Richa/Ducci, em 2010, por mais 25 anos ao custo de R$ 14 bilhões.
É erro estratégico fazer coincidir o metrô com as canaletas existentes. Se queriam fazer metrô porque a operação da linha das canaletas, foi re-concedida em agosto de 2010 para consórcio com os empresários de ônibus urbanos que desde 1957 operam nosso transporte coletivo?
Defendo pelo menos 65 km de metrô + VLT além dos 1750 km de linhas de ônibus que já temos. Mais 600 km de ciclofaixas exclusivas e sinalizadas. Mais sincronização absoluta dos sinais. Mais 200 trincheiras e viadutos em cruzamentos críticos. Aguardem nosso projeto de mobilidade.
Dia 19 de janeiro, no Programa Nacional do PMDB, que vai ao ar em rede nacional, serei apresentado como pré-candidato pelo Diretório Nacional do meu partido. O programa será veiculado em todas as emissoras de rádio dia 19/01 às 20:00. Na TV, assista em qualquer canal da TV aberta no mesmo dia, às 20:30.
Saudações curitibanas, obrigado pela leitura
Rafael Greca
Rafael Greca
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