segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Assembleia volta ao trabalho de olho nas eleições


Pelo menos 20 deputados são potenciais candidatos a prefeito ou vice para a disputa municipal deste ano

A Assembleia Legislativa retoma os trabalhos nesta quinta-feira com as atenções dos deputados estaduais voltadas para as eleições municipais de outubro. Pelo menos 20 dos 54 parlamentares são potenciais candidatos a prefeito ou vice. Além disso, os demais também estarão preocupados em eleger seus aliados, já que dependerão deles para angariar votos para sua própria reeleição, para o Legislativo estadual, em 2014. A disputa serve ainda como prévia para a definição de futuras alianças com vista à eleição para o governo, daqui a dois anos. 

Curitiba é a cidade que concentra o maior número de parlamentares interessados em entrar na disputa pelo poder na Capital. Dois deputados estaduais reivindicam a vaga de candidato a prefeito: Tadeu Veneri (PT) e Fábio Camargo (PTB). O primeiro disputa a indicação com os deputados federais Ângelo Vanhoni e Dr Rosinha. Vanhoni integra a ala majoritária, que inclui a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defensores do apoio à candidatura do ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT). Ele inclusive já vem sendo citado como possível vice de Fruet em uma aliança, em detrimento do lançamento de um candidato próprio petista. 

Camargo também busca apoio de seu partido para concorrer, apesar de lideranças estaduais do PTB terem acenado com o apoio à reeleição do atual prefeito, Luciano Ducci (PSB). 

A vaga de candidato a vice de Ducci, aliás, é cobiçada por diversos parlamentares. Até porque, caso se reeleja, o atual prefeito não poderá disputar novo mandato, e assim, seu companheiro de chapa se tornaria um nome natural para a sucessão em 2016. Entre os deputados que sonham com o posto estão Osmar Bertoldi (DEM), licenciado da Assembleia desde o ano passado, quando foi nomeado por Ducci, secretário Especial da Habitação. Caso a indicação venha do PSDB, partido do governador, estão na briga os tucanos Mauro Moraes e Mara Lima. Correndo por fora estão Reinhold Stephanes Júnior, que tenta levar o PMDB a abrir mão da candidatura do ex-prefeito Rafael Greca em favor de uma aliança com o atual prefeito. E Ney Leprevost (PSD), que preside o novo partido e já acenou com o apoio a Ducci. 
Interior - As cidades mais populosas do interior também tem parlamentares como possíveis protagonistas da disputa municipal. Em Ponta Grossa, três deputados são potenciais candidatos à prefeitura: Péricles de Melo (PT), Plauto Miró (DEM) e Marcelo Rangel (PPS). Esse último pode abrir mão em favor do irmão, o deputado federal Sandro Alex (PPS), derrotado no segundo turno da eleição de 2008 por Pedro Wosgrau (PSDB). Em Londrina, o deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), que já governou a cidade entre 1993 e 1997, sonha em voltar ao comando do segundo município mais populoso do Estado.

Maringá tem entre os nomes cotados para a disputa pela prefeitura o atual líder da bancada de oposição ao governo Beto Richa (PSDB) e presidente do PT do Paraná, Ênio Verri. Entre os que ele poderá ter que enfrentar estão o deputado Dr Batista (PMN). 
Cascavel é outra cidade que pode colocar parlamentares em confronto. Entre os cotados estão o deputado Leonaldo Paranhos (PSC), e o professor Lemos (PT). Em Foz do Iguaçu, o deputado Reni Pereira (PSB) reivindica o posto de candidato do grupo do governador Beto Richa, em uma disputa na qual deve enfrentar o presidente da Itaipu Binacional e cacique do PT paranaense, Jorge Samek.  

No páreo
Os deputados estaduais potenciais candidatos a prefeito e vice

Fábio Camargo PTB Curitiba
Tadeu Veneri PT Curitiba
Ênio Verri PT Maringá
Dr Batista PMN Maringá
Péricles de Melo PT Ponta Grossa
Plauto Miró DEM Ponta Grossa
Marcelo Rangel PPS Ponta Grossa
Luiz Eduardo Cheida PMDB Londrina
Professor Lemos PT Cascavel
Leonaldo Paranhos PSC Cascavel
André Bueno PDT Cascavel
Reni Pereira PSB Foz do Iguaçu
Luciana Rafagnin PT Francisco Beltrão
Marla Tureck PSDB Campo Mourão
Waldyr Pugliesi PMDB Arapongas

Vice 
Mauro Moraes PSDB Curitiba
Stephanes Júnior PMDB Curitiba
Osmar Bertoldi DEM Curitiba
Ney Leprevost PSD Curitiba
Mara Lima PSDB  Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar!